quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Passada a virada do ano é hora de dar continuidade aos textos iniciais explicando um pouco dos grupos alimentares. Na postagem passada falei dos carboidratos e hoje irei falar das proteínas, grupo alimentar de extrema importância para o organismo, responsável por uma série de funções e adorada pelos atletas, principalmente os fisiculturistas.



PROTEÍNAS




O termo proteína vem do grego protos que quer dizer 'a primeira' , 'a mais importante', fazendo alusão à sua importância na estrutura da vida biológica. As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Ocorre em todas as células e também em todos os lugares delas. Existem milhares de tipos de proteínas que variam desde muito pequenas até grandes cadeias e são responsáveis por diversas funções biológicas. As proteínas funcionam também como ferramentas de expressão genética, com isso percebe-se que a sua função é de vital importância para a vida.
Virtualmente, todas as proteínas são formadas por 20 aminoácidos que como letras de um alfabeto vão se combinando para formar 'palavras' que são as proteínas. Vamos imaginar um trem, sendo este uma proteína, ao visualizarmos apenas um vagão estaremos diante de um aminoácido que é a estrutura fundamental de todas, eu disse todas!! Esses aminoácidos se ligam quimicamente para dar origem aos chamados peptídios que formarão as proteínas.
Pela combinação desses 20 aminoácidos são formadas as mais variadas proteínas com funções diversas, com essas combinação é possível formar enzimas, hormônios, anticorpos, músculo, proteínas do olho, penas de pássaro, teias de aranha, chifres de rinocerontes, proteínas do leite, antibióticos e uma série de outras substâncias.
 Quando pensamos em proteínas vem logo na mente de alguns como fonte de fornecimento a carne, o peixe, o frango e o ovo, mas esses são apenas alguns alimentos que contém esse grupo alimentar. Temos também como fontes de proteínas os vegetais, alguns dele apresentam uma boa quantidade percentual de proteínas, embora muitas vezes incompleto em termos de valor biológico (escala de graduação usada para determinar se determinada fonte nutricional é usada por um organismo e com determinada eficiência, com destaque para a corpo humano. É uma escala particularmente aplicada na comparação de proteínas para a nutrição humana. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter. fonte: Wikipédia.), porém a combinação de vegetais supre muito bem a falta de algum aminoácido, não sendo necessário incluir proteínas de origem animal na alimentação para que esta possa ser rica em proteínas.
Os aminoácidos no total são em número de 20, divididos entre os chamados essenciais, os que não são produzidos pelo corpo, e os não essenciais, que o nosso corpo produz. Devemos então buscar na alimentação por esses aminoácidos fornecendo ao corpo todas as letras para que formem suas palavras e frases.


Os atletas, em especial os fisiculturistas, necessitam de uma caga maior de consumo de proteína, devido à sua necessidade que não é de uma pessoa comum, com isso muitos lançam mão do uso de suplementos alimentares a base de proteínas, tais como: whey protein, caseína, albumina, proteína da soja, do milho, da ervilha, para melhorarem seu desempenho e sua recuperação e claro, o aumento da massa muscular. O uso dessas substâncias devem ser orientadas por profissionais competentes e o uso indiscriminado pode trazer alguns problemas aos usuários.
Algumas pessoas, por motivos diversos, preferem não fazer uso de proteínas animais e com isso retiram de sua alimentação a carne, o peixe, o frango e todos os derivados, porém fazer essa mudança requer muitos cuidados sob a pena de sofrer carência protéica e com isso desenvolver uma série de distúrbios, diante disso, saber como substituir a proteína animal por proteína vegetal é fundamental e muitas vezes a consulta com um nutricionista ou nutrólogo pode fazer toda diferença em sua saúde.
O fato é que é possível sim uma alimentação sem nenhum tipo de proteína animal e se for algum médico que lhe diga ao contrário desconfie e busque um especialista em nutrição vegetariana, pois este te mostrará os inúmeros benefícios da alimentação sem carne.


As proteínas não podem faltar em seu prato, seja ela de qual origem for. O consumo adequado desse alimento irá manter a sua saúde em bom lugar!

2 comentários:

  1. Excelente blog, irmão, parabéns. Já tô recomendando para os amigos.
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sua iniciativa! O conhecimento só tem real valor se for compartilhado.

    ResponderExcluir