quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SUCO DETOX



Hoje em dia está na moda healthy os sucos chamados detox, que traz a promessa de detoxificação do organismo, o que é um um processo de eliminação de toxinas do organismo  através de alimentos que ajudam a eliminar do corpo as substâncias xenobióticas,  estranhas ao corpo, ajudando no perfeito funcionamento e prevenindo o aparecimento de doenças como: cânceres, Alzheimer, Parkinson,, diabetes, e outras, além de sintomas como a fadiga, dor de cabeça, falta de concentração, irritabilidade e por aí vai.
Essas substâncias que ingerimos muitas vezes e diariamente em sucos industrializados, alimentos embutidos, nos alimentos com conservantes em geral e também em produtos de beleza, de alguma forma colaboram para o desequilíbrio do corpo humano, abrindo espaço para a doença.
Esses sucos detox contém substâncias que ajudam o organismo além de combater infecções e auxiliar o sistema imunológico, também nutri-lo com importantes vitaminas e minerais, além de carboidratos e até proteínas.

Vou postar aqui o suco que dessa manhã!



Couve:  rico em cálcio, ferro e fósforo, possui vit A, complexo B e Vit C, indicado para combater problemas digestivos, bronquite, prisão de ventre, úlcera no estômago, cálculo renal, evita a má disposição. Dá uma coloração linda no suco!
Maçã: " one apple per day keeps the doctor away", "uma maçã ao dia mantém o doutor distante" , esse jargão inglês reflete bem os benefícios dessa fruta. Rica em fibras, pectina, vit B1, B2, niacina e fósforo. Depurativo (alcalinizador) do sangue. Indicada nos casos de inflamações do aparelho urinário, palpitações, asma, tuberculose, gota, afecções das vias respiratórias, excelente para as cordas vocais, ateroesclerose.

Limão: essa fruta merece destaque entre as frutas, riquíssima em propriedades medicinais, além de ser um aliado na cozinha, no preparo de algumas receitas. Contém vit A, B1, B2, niacina, Vit C, contém potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro em pequenas quantidades. Indiciada nos casos de acidez gástrica, acne, amigdalite, anti-séptico, artrite, ascite, asma, ateroesclerose, azia, câncer, diarréia, enjôo, escorbuto, exaqueca. 

Gengibre: NA literatura etnofarmacológica é citada como remédio contra a asma, bronquite, menorragia, ação digestiva, carminativa, antimicrobiana local e com propriedades anti-tromobose. Possui vit C, complexo B e açúcares. Utilizada como tempero e na medicina natural. Quando se está com a garganta inflamada é bom chupar pequenos pedaços de gengibre ou então balas de gengibre também é uma boa opção.







                                              Hortelã-grosso: utilizado em xaropes caseiros no combate à tosse, dor de garganta e bronquite, tratamento de feridas causadas pela leishmaniose, para problemas ovarianos e cervicite. Ótimo na salada, dá um gosto especial.
Abacaxi:  Essa infrutessência  é muita apreciada como fruto, porém guarda uma série de propriedades medicinais. Rica em Vit A, B1, B2, niacina Vit C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, apresenta também uma enzima, a bromelina, com ação favorecedora da digestão e contra doenças respiratórias, afecções da garganta, rins, sangue. 

INGREDIENTES

  • 2 folhas de couve
  • meio abacaxi descascado
  • 1 limão grande
  • 1 maçã
  • pedaços de gengibre
  • 2 folhas de hortelã grosso


MODO DE PREPARO

  • bata no liquidificador: o limão com casca e o gengibre com água
  • coe
  • bata novamente, agora com pedaços de abacaxi descascado, couve e maçã e folhas de hortelã grosso.
  • desta vez não coe!

Taí, super fácil de fazer, nutritivo e cheio de propriedades medicinais!!!

Namastê!


















         






Nenhum comentário:

Postar um comentário