quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/05/entretenimento/cultura_e_famosos/1486010-vivemos-hoje-um-terrorismo-nutricional-as-pessoas-nao-sabem-mais-o-que-comer--diz-sophie-deram.html

Como sugestão do meu amigo Diego Leitão, li essa matéria acima para servir de inspiração para o blog! 
E funcionou!!!!
A matéria é bem interessante, recomendo que leiam;  traz informações interessantes sobre o que a entrevistada chama de "terrorismo nutricional", sobre a ditadura dos alimentos e da alimentação.
A primeira pergunta feita a nutricionista é se ela é contra a dieta, fazendo alusão ao fato dela ser nutricionista. E a resposta foi um bem humorado sim!!!
Isso me remete a uma ideia que tenho sobre a tão falada REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Bem, eu fico pensando nesse termo e acho que na maioria dos casos, não se aplica, acho mais próprio o termo EDUCAÇÃO ALIMENTAR, pois muitas vezes não se pode reeducar quem nunca foi educado. 
Muitas pessoas não sabem se alimentar, sabem apenas comer, o processo de alimentação consiste em se nutrir também, que em miúdos quer dizer, nutrir o corpo com todos os grupos alimentares:  carboidratos, proteínas, vitaminas, gorduras, sais minerais e fibras. O que percebo em muitas pessoas ao meu redor é que além de não saberem onde encontrar cada alimento dos grupos, terminam muitas vezes suprimindo algum deles em sua alimentação e muitas vezes desenvolvem algumas doenças silenciosas que vão se tornando crônica e quando chegam na fase avançada da idade o desequilíbrio está instalado, e as doenças,  devido ao enfraquecimento do sistema imunológico, começam a aparecer e aí o tratamento se torna mais complicado.
Vivemos sim em uma ditadura alimentar, estamos em meio a uma guerra de diet, light, sugar free, sem glúten, sem lactose, enriquecido com vitaminas, probióticos, ergogênicos, suplementos e por aí vai...Se encontrar em meio a esse turbilhão de informações e opções  não é nada fácil e aí ficamos nós, igual a cego em meio a um tiroteio...rsrs...
O fato é que analisando a alimentação de nossos avós e a alimentação contemporânea vemos mudanças alarmantes, mas a desinformação muitas vezes continua a mesma. Não sabemos o que comer, quando comer e porquê comer, mas assim mesmo vamos "jogando para dentro" tudo que  é saboroso, pois comer significa para muitos apenas agradar o paladar, não importando se faz bem ou não, o que importa é a eternidade dos segundos de prazer que o açúcar, o sal ou a gordura irá nos proporcionar durante a refeição. E é aí que mora o perigo! O açúcar, o sal e a gordura são substância que tem a capacidade de aumentar a palatabilidade dos alimentos, então tudo que for regado a essas substâncias irão agradar o nosso paladar, muito embora causem inúmeras doenças e distúrbios, o que por mais elementar que seja o nível de informação do indivíduo, todos sabem, mas isso não é suficiente para dotá-lo de consciência ao se alimentar, pois não é naquela refeição que irá engordar, ou se tornar diabético mesmo....
Então a palavra dieta assusta!!! A mim também. Jamais suportaria viver sob dieta e controle alimentar constantes e isso é com todos. Pesquisas vêm mostrando que dieta não é a melhor opção para a perda e principalmente a manutenção do peso. Isso porque a grande maioria das pessoas que fazem dieta não conseguem passar muito tempo fazendo-a, pois se torna uma obrigação, o prazer de comer o que se gosta é suprimido, acorrentado e lançado ao porão e com isso um dos prazeres da vida da pessoa, que é comer, é negado,  com isso, a dieta se torna o algoz da perda de peso. O que fazer então? Como perder peso? Como conquistar saúde comendo de tudo? Bem, em minha opinião é possível sim, claro que com alguns ajustes e conhecimento é possível comer "de tudo" e manter uma boa saúde e um peso ideal. 
Nesse processo o que considero muito importante é o termo que falei acima: EDUCAÇÃO ALIMENTAR! O segredo é transformar dieta em hábito alimentar!!!Não discorrerei sobre esse assunto neste artigo, mas de maneira simples é o que devemos buscar quando se trata de alimentação. É comer com consciência, parcimônia, evitar os excessos e buscar se alimentar o mais próximo do natural, evitar frituras, embutidos e industrializados. 
Em meus estudos, venho descobrindo a importância de uma alimentação natural  e distante da industrialização, venho percebendo o valor de uma alimentação predominantemente vegetariana, falei predominantemente porque ser vegetariano, embora opte por essa orientação alimentar,  não assegura uma saúde plena, mas com certeza auxilia bastante no que tange o fator alimentação no componente saúde!
O importante é não sentir culpa, medo ou remorso ao se alimentar!
Lembremos apenas da máxima de Hipócrates, considerado o pai da medicina: "fazei do vosso alimento o vosso remédio".
Namastê!
http://nutricionario.com/wp-content/uploads/2012/07/398975_269324233165028_928490876_n.jpg

          
http://4.bp.blogspot.com                               http://1.bp.blogspot.com


Um comentário: